Cupim

Cupim madeira seca- Arquivo próprio Héctor

Os cupins pertencem à ordem Isoptera, vivem em grupos sociais denominados de colônias, apresentam um sistema de castas altamente desenvolvido. Alimentam-se basicamente de celulose encontrada na natureza e a maioria das espécies de cupins não causa nenhum prejuízo à humanidade. Por isso, são importantes na reciclagem de nutrientes dos ecossistemas, exercendo poderosa influência benéfica no solo.

Só 10 % dos cupins aproximadamente causam prejuízos nas áreas rurais e urbanas. Tornando-se praga e demandam solução e controle.

Nas zonas urbanas, os cupins infestam prédios, praças e jardins. Nas residências, atacam madeira de teto, móveis, livros e documentos de papel. Muitas vezes, o ninho se encontra no próprio imóvel, dentro do forro, ou externamente, aderido à parede ou madeiramento tornando-se assim um verdadeiro problema.

O controle dos cupins é difícil, para isto acontecer é necessária a destruição do cupinzeiro e a rainha. A destruição apenas do ninho, de algumas operárias e soldados mantém o cupinzeiro inativo por algum tempo, período em que a rainha faz a reposição, por meio de posturas, de novas operárias e soldados. Se acontecer a morte da rainha, o cupinzeiro pode sobreviver por algum tempo em razão da reprodução e criação de novas rainhas. Portanto, para o sucesso no controle de um cupinzeiro, é necessária a eliminação, principalmente, da rainha e rainhas de substituição, em outras palavras de todo o cupinzeiro.

Qualquer infestação contrate nossos serviços